top of page

SAIU NA IMPRENSA

O tema invasão e destruição de reservas indígenas é noticiado constantemente. Aqui estão alguns exemplos:

Por que não minerar em Terras Indígenas?

 

A notícia trata das possíveis consequências no território indígena caso a mineração fosse permitida. Existem diversos debates sobre esse assunto mas não é possível chegar a uma opinião definitiva, pois são muitos aspectos positivos e negativos de uma extração de minérios nas reservas indígenas, porém nenhum desses aspectos positivos se aplicam aos indígenas que vivem nessa área. Os dados apresentados mostram que a quantidade de denúncias de invasões garimpeiras e empreendimentos de extração minerária é altíssima, o que demonstra o quão explorado é o território indígena no Brasil.

424593_1458837645782.png

Desmatamento em terras indígenas aumenta 124% em um ano

A notícia fala sobre o desmatamento nas terras indígenas que cresceu 124% em um ano. As reservas indígenas ainda são consideradas a “barreira” mais eficiente contra a destruição total da floresta. As autoridades começaram a investigar para ver o que levou esse grande aumento do desmatamento das terras. Descobriram que em grande parte, a maioria delas não possuem fiscalização e repressão aos crimes ambientais ou as mesmas são ineficientes. Como a repressão geralmente não ocorre, e quando ocorre é muito “leve”, muitos continuam a praticar o desmatamento e explorar as terras, já que a punição não será muito severa.

axe-18547_1920.jpg

Terras Indígenas Sofrem Com Invasões Sob Diretriz De Bolsonaro

Indígenas da tribo Uru-eu-wau-wau foram atacados por agricultores da região ao redor da reserva indígena deles, sob o pretexto de que a área, de 1,9 milhões de hectares, é grande demais para as pessoas que vivem nela. Os invasores ameaçaram atear fogo na pequena comunidade de 150 habitantes, que disse que as invasões aumentaram com a posse do presidente Bolsonaro. O recém-eleito representante disse em um evento de campanha de 2017 que "Se eu me tornar presidente, não haverá um centímetro quadrado de terra designada para reservas indígenas", e, após ser eleito, um de seus primeiros atos foi transferir a competência do controle de limites das reservas indígenas da Funai para o Ministério da Agricultura, que tem interesses agrícolas nesta área. Nabhan Garcia, responsável pelo controle territorial da reserva, disse que diminuirá estas.

 

 

 

 

 

 

 

 

31jan2019---boatuto-indio-do-povo-uru-eu

Bolsonaro: 100 dias de guerra contra os povos indígenas

O presidente começa o seu governo agredindo os direitos indígenas e as suas terras.

O recente presidente, Jair Bolsonaro, que tomou posse no início de 2019, tem causado receio nos povos indígenas nacionais e seus aliados. De acordo com o presidente, não haveria mais nenhuma terra indígena demarcada e que a sua intenção é de integrar os povos indígenas à força militar.

Bolsonaro está abrindo ataques sem precedentes a esses povos com o único objetivo de destruí-los e tomar suas terras. Porém, ainda é possível uma negociação entre os tribunais e Congresso do Brasil, para impedir essa violação nacional.

Algumas associações e pessoas se mostraram favoráveis à proteção indígena, como a Survival International e a líder indígena Sonia Guajajara. Ambos levantaram manifestações indígenas, e pregam que não se deve subestimar a importância prática e simbólica dessas tribos.

1554971346_439815_1555439493_noticia_nor

Governo planeja liberar mineração em terras indígenas, diz ministro

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o governo estuda autorizar a atividade de mineração em terras indígenas. O mesmo disse que as restrições que existem para a mineração nessas áreas prejudicam seu desenvolvimento, estimulam atividades ilegais e criam focos de conflito. “Pretendemos avaliar a possibilidade de ampliar o acesso aos recursos minerais existentes em áreas restritivas a mineração, como as terras indígenas e a faixa de fronteira. Esse processo será conduzido em consulta próxima com todos os atores relevantes, tais como as populações indígenas, a sociedade organizada, as agências ambientais e, principalmente, o Congresso Nacional.” disse ele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mineracao-ailton-costa-isa.png
bottom of page