top of page

ANÁLISE CRÍTICA

Após a análise de todas as reportagens e os dados da pesquisa de opinião, redigimos uma conclusão.

    Após a pesquisa de opinião realizada pela empresa, podemos conferir que uma grande parcela dos pesquisados não sabe a quantidade aproximada de povos indígenas existentes antes da colonização, mostrando uma falta de conhecimento da população em geral. Também podemos afirmar que a redução das reservas indígenas gera muitas discussões, já que as opiniões apresentadas são muito diversificadas. Um argumento muito utilizado para o manutenção das reservas indígenas é o sofrimento destas tribos pelos séculos após a chegada dos portugueses, enquanto aqueles que defendem a redução das mesmas, normalmente pessoas do campo agrícola, falam que a exploração destas terras daria muitos lucros para o país. 

     Porém, uma grande parcela da população mantém estereótipos e preconceitos sobre as tribos indígenas. Uma boa parte dos indígenas perderam seus costumes com a evolução, globalização dos meios de comunicação, assim, tendo celulares, internet, computadores, relógios, chuveiro elétrico, por exemplo. Com isso, eles possuem os mesmos avanços que as "pessoas normais", mas ainda são muito discriminados com visões de livros de história e tradições, que os fazem parecer selvagens e primitivos. 

       Se por um lado alguns utilizam essa informação para argumentar que as tribos indígenas evoluíram assim como nós e, por isso, não devem ser discriminadas e menosprezados, por outro aí está um ótimo argumento para quem quer explorar as reservas destas. Já que a maioria dos índios não praticam mais sua cultura de modo totalmente fiel, então por quê eles merecem tantas terras se são iguais a nós? A conclusão lógica para estes é que deve-se diminuir a porcentagem de terras dos indígenas que não praticam mais suas culturas, e assim haver a exploração destas terras. 

       Os que defendem a permanência dessas reservas do jeito que estão, normalmente, dizem que estes terrenos são uma forma de compensá-los pela destruição causada pelos portugueses no passado. Esta é uma discussão sem ponto final. Entretanto, atualmente, há leis sendo criadas e alteradas para que o lado agricultor da discussão vença, pondo em vista a posição do novo governo sobre as reservas. Agora, por enquanto não é possível saber se essa redução das reservas realmente será boa para o país como dizem, ou se é uma desculpa para a exploração crescente da natureza visando o lucro. 

bottom of page